PROFESSOR DO DBIO PUBLICA ARTIGO SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA PIBID
O artigo intitulado Percepção da comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na área de ciências e biologia: um estudo de caso é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido pela aluna Jocimara Lopes Cesar.
A seguir o resumo do artigo:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi criado com o principal objetivo de fomentar a iniciação docente de estudantes de licenciatura, preparando - os para a atuação profissional. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção da comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas pelo Pibid nas áreas de Ciências e Biologia. Os dados foram coletados através de questionários aplicados a professores supervisores, pedagogos e alunos da educação básica em escolas localizadas no sul do Espírito Santo. Os resultados indicaram a relevância das ações do programa no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o que foi evidenciado pelos três públicos entrevistados. Além de contribuir para a aprendizagem, as ações do Pibid são importantes para a formação continuada dos professores supervisores, promovendo a articulação entre a educação básica e a universidade. Mudanças nas práticas dos professores a partir da participação no Pibid foram observadas pela equipe pedagógica. Em síntese, as ações do Pibid nas escolas estudadas corroboram com os objetivos do programa, contribuindo para o desenvolvimento da formação continuada dos professores e para a aprendizagem dos alunos.
Artigo na íntegra aqui.
Em 14 de junho de 2024.