PROFESSOR DO DBIO PUBLICA ARTIGO SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA PIBID

O artigo intitulado Percepção da comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na área de ciências e biologia: um estudo de caso é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido pela aluna Jocimara Lopes Cesar.

A seguir o resumo do artigo:

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi criado com o principal objetivo de fomentar  a  iniciação  docente  de  estudantes  de  licenciatura, preparando - os  para  a atuação profissional. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção da comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas  pelo  Pibid nas  áreas  de  Ciências  e  Biologia.  Os  dados  foram coletados através de questionários aplicados a professores supervisores, pedagogos e alunos da educação  básica  em  escolas  localizadas  no  sul  do  Espírito  Santo.  Os resultados  indicaram  a relevância das ações do programa no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o que foi evidenciado pelos três públicos entrevistados. Além de contribuir para a aprendizagem, as ações do   Pibid são   importantes   para   a   formação   continuada   dos   professores   supervisores, promovendo a articulação entre a educação básica e a universidade. Mudanças nas práticas dos professores  a  partir  da  participação  no  Pibid foram observadas  pela  equipe  pedagógica.  Em síntese, as ações do  Pibid nas  escolas  estudadas  corroboram  com  os  objetivos  do  programa, contribuindo  para  o  desenvolvimento  da  formação  continuada  dos  professores  e  para  a aprendizagem dos alunos.

Artigo na íntegra aqui.

Em 14 de junho de 2024.

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