-A A +A
Alegre - ES

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) - 2017

O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei n.º 10.861 - MEC, de 14 de abril de 2004. Devem ser inscritos no Exame, por lei, todos os Ingressantes e Concluintes dos cursos de áreas definidas pelo ciclo avaliativo.

O Governo Federal, por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), instituiu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho estudantil de forma parametrizada, bem como a impressão que os alunos têm de sua própria instituição de ensino.

Por meio da prova, o desempenho é avaliado. A nota divulgada ao público é a nota geral do curso em que o aluno estuda – nota calculada por meio da comparação com o resultado de todos os cursos brasileiros. A nota individual do aluno só pode ser acessada pelo próprio aluno, pelo site do Enade, após a divulgação oficial (geralmente um ano depois da realização da prova).

Além da prova, o aluno precisa preencher um questionário online, no site oficial do Enade (http://enade.inep.gov.br)(link is external), para medir o conhecimento que tem sobre seu próprio curso e sua Instituição de Ensino. Esse preenchimento é obrigatório por lei.

O Enade é componente curricular obrigatório para a conclusão de curso: sem passar pelo Enade, o aluno, por determinação legal, não pode colar grau.

(Para operacionalizar o Enade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Fernandes Teixeira (Inep), órgão executivo do Ministério da Educação), estabelece que as Instituições de Ensino Superior (IES) precisam realizar a inscrição de seus alunos junto ao Sistema Enade. Ou seja: as inscrições não são feitas de forma automática; necessita do envolvimento da IES diretamente.

Os responsáveis diretos pela inscrição de alunos são os Coordenadores de cada Curso de Graduação de cada IES. Desta forma, são eles que verificam quem está apto a participar do Enade e quem está irregular, a fim de realizar a regularização.

Apenas os cursos das áreas predefinidas no ciclo avaliativo vigente participam do Enade. Este ciclo é trienal e divide os cursos avaliados em 3 grandes grupos:

§  Grupo Verde: Saúde, Agrárias e afins

§  Grupo Azul: Ciências Exatas e áreas afins; Licenciaturas

§  Grupo Vermelho: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e afins

O ano de 2017 abarca os cursos do Grupo Azul. No entanto, TODOS os cursos que já passaram pelo Enade devem realizar a regularização de alunos que ficaram irregulares nas edições anteriores. Ou seja: mesmo que esteja previsto que seu curso passará pelo Enade esse ano, você precisa verificar se há alunos irregulares de edições anteriores a 2017. Veja também o Treinamento de Inscrição de Alunos Irregulares!

Obs: É OBRIGATÓRIO participar do ENADE-2017, caso contrário, ficarão irregulares frente a instituição e impossibilitados de colar grau. 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000